top of page

FESTA DE IEMANJÁ 2023

Uma breve história da festa de Iemanjá -

A Festa de Iemanjá de Praia Grande SP. é um dos eventos religiosos mais tradicionais do estado de São Paulo e do Brasil. Faz parte, inclusive, do calendário oficial. Foi regularizada pelo município no fim da década de 1960, mas era realizada, pelo que consta, desde 1950.


A festa de Iemanjá em Praia Grande foi oficializada em 1969, quando o então prefeito Dorivaldo Loria Júnior e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, José Moura, em conjunto com várias federações, idealizaram sua realização nas praias da Cidade, pois o Município, recém-emancipado (19/01/1967. Assim, em dezembro daquele ano foi realizada a primeira festa, que contou com aproximadamente 15 mil participantes. Oficialmente, foi instituída pela Lei 244 de 3/3/1976 (autoria do ex-vereador Teodósio de Augustinis e sancionada pelo prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde). “A partir de 1993, o evento foi sendo disciplinado. Atualmente é realizado apenas na Praia Mirim, nos 2 primeiros fins de semana de dezembro. Para participar da festa, as entidades devem solicitar permissão junto a uma instituição credenciada. Para isso, seus representantes precisam se cadastrar e pagar as taxas devidas”.

Milhares de fiéis e adeptos, de diversas regiões do estado, montam suas tendas e terreiros ao longo de toda orla. A data da festa de Praia Grande foi escolhida por força do sincretismo de Iemanjá com Nossa Senhora da Conceição, reverenciada em 8 de dezembro. Isso também explica as diferentes datas nas quais a divindade é celebrada pelo Brasil.


Se voce conhece alguma historia ou fato sobre a FESTA DE IEMANJÁ

envie pra nossa GESTÃO Clicando Aqui


121 visualizações0 comentário
bottom of page