top of page

FESTA DE IEMANJÁ 2024

Iemanjá na Umbanda

É conhecida como a rainha do mar, seu nome possui derivação sobre sua origem africana, significando ‘mãe cujo filho é peixe’. Na Umbanda, é considerada a mãe de vários Orixás e por isso também lhe garante posse sobre os poderes de fecundidade e é a principal cuidadora dos pescadores, sendo responsável por cuidar dos lares e manter esses em perfeita paz e união, entre todos que residem na mesma casa.


Iemanjá é um dos Orixás mais populares e celebrados no Brasil. Inclusive, pessoas de outras religiões fazem oferendas e rituais para a Rainha do mar no ano novo e no dia 02 de fevereiro. Mas tambem é visto uma grande manifestação religiosa na virada do ano. quando adeptos, simpatizantes e até quem não é da umbanda ou cabdomblé, vai pular as ondas e fazer seus pedidos.


A figura de Iemanjá foi associada ao ambiente marítimo devido à sua penetração na região Norte do Brasil, onde é considerada a padroeira dos pescadores. Em sua origem afriacana entre os Iorubatanos no Daomé, a mãe dágua tinha origem fluvial.


No sincretismo religioso - associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil - Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Os dias de comemoração de Iemanjá podem mudar de acordo com a região e pelos preceitos culturais de cada território. Veja abaixo uma lista com alguns Estados brasileiros que possuem culto e festa em volta de Iemanjá na Umbanda, sendo as seguintes datas:

  • Cidade de Teresina as festas acontecem no mês de fevereiro;

  • No Estado do Rio de Janeiro as festas acontecem no mês de dezembro;

  • Nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul as festas são acometidas no mês de fevereiro;

  • No Estado de São Paulo as festas acontecem em dezembro;

  • No Estado do Ceará a festa ocorre no mês de agosto.

Você pode estar se perguntando “Mas se a data oficial é no dia 2 de fevereiro, as homenagens são deixadas para dezembro por quê?”. Simples, em razão do sincretismo (mistura de elementos de diversas doutrinas) de Iemanjá com a Nossa Senhora da Conceição, reverenciada no dia 8 de dezembro.


E principalmente pela doutrina e cultura religiosa de fechar o ano, com o tradicional trabalho com todas as linhas de trabalho, e realizando a limpeza espiritual após 1 ano de trabalho. Assim a tradição nasceu, e se fortaleceu se tornando a maior manifestação umbandista.


Visite o site, saiba como participar dos festejos de Iemanja 2022, duvidas entre em contao via whatssap ou por email - www.festadeiemanja.com.br








38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page