top of page

FESTA DE IEMANJÁ 2023

Festa de Iemanjá na Praia Grande 2023 um Evento Inovador e Solidário

O Consórcio das Federações participantes da Organização dos Festejos de Iemanjá, esta realizando uma transformação e uma grande inovação, com uma estrutura administrativa e um atendimento humanizado, que informa, orienta e oferta facilidades para participação do religioso, independente de estar ou não ligado a uma federação.

Um trabalho que gera igualdade de participação, facilidade e uma melhor condição de participação. Um trbalho que vai se amplicado e seguir inovando. A Festa de Iemanjá tem uma tradição de mais de 60 anos na Praia Grande e agora, um novo capítulo está sendo escrito pelo Consórcio de Federações, que é um grupo inovador, que elevou o evento a novos patamares, no que se diz respeito a atendimento, estrutura e viabilidade. Apesar de ter sido iniciado por um grupo de religiosos , que são os pioneiros, a festa não é propriedade de ninguém, ela faz parte do caldário turístico religioso do estado e São Paulo e é um patrimonia cultura da cidade de Praia grande-SP. pertece a Umbanda e a todos os umbandistas.


A Prefeitura é o órgão oficial, com a responsabilidade de demarcar e regulamentar os espaços e registro de todos os religiosos e das federações credenciadas, bem como reservando uma área denominada "Não Federados" para aqueles que preferem uma experiência mais independente, sem estrutura prévia. Desde 2022, o Consórcio das Federações, tem desempenhado um papel fundamental na organização dos festejos. Estas federações, montaram uma estrutura de atendimento, mas também oferecendo licenças, autorizações, locação de tendas, cadeiras e mesas. O objetivo é proporcionar conforto, segurança, tranquilidade e facilidade para todos os religiosos, associados ou não. No entanto, o caminho do Consórcio não foi isento de desafios. No início, enfrentaram preconceitos, discriminação e perseguição, pois este trabalho, mexeu com os interesses de grupos que acreditam que tem o monopólio e a preferencia nas ações sobre os direitos de algumas federações,

Em uma ação desnecessária e agressiva, a prefeitura publicou em seu portal uma manifesto alegando que o site www.festadeiemanja.com.br seria clandestino e de um possível golpe. Este de fato provocou muito constrangimento e desconfiança ao trabalho. Mas o site é um site oficial do trabalho do consórcio, e diga-se a verdade o único no formato exclusivo e direcionado ao evento.

A resposta do Consórcio foi firme, mantendo seu compromisso sério, honesto e transparente. O site e nosso grupo nunca sofreu interpelação ou questionamento judicial, o que por si só, prova que nosso trabalho é serio e de vanguarda, estamos inovando e fortalecendo o direito de participação dos religiosos.

No primeiro ano, 20 casas participaram na primeira semana e 39 na segunda, todas avaliando a experiência com 5 estrelas, com depoimentos emocionados de agradecimentos pelo apoio recebido. Em 2023, o Consórcio expandiu suas operações, alcançando 46 casas na primeira semana e mais de 116 na segunda semana, até o momento desta publicação. Totalizando 162 casas (religiosos) beneficiadas. Com base no sucesso do ano anterior, a estrutura foi aprimorada, incluindo uma central de atendimento no local, que dará apoio e suporte para quem fez sua reserva de espaços. Alé deste trabalho, tem ainda o trabalho de conscientização ecológica, uma prioridade dos diretores do consórcio junto aos religioso, estamos incentivando práticas limpas e preservativas, como a não utilização de materiais poluentes, como barco de isopor, flores com espinhos e vidros.

A missão do Consórcio vai além da festa, incorporando uma campanha de arrecadação de alimentos. Durante as duas semanas do evento, a tenda administrativa receberá doações, promovendo uma ação solidária que envolve não apenas os religiosos, mas também os participantes e turistas.

Às 19 horas de cada semana, haverá uma cerimônia de abertura e apresentação cultural ocorrerá em frente à tenda administrativa, destacando a diversidade e riqueza religiosa dos religiosos presentes. Os planos do Consórcio são ousados, prometendo surpreender os religiosos no próximo ano com a realização de um antigo sonho, que vai abalar e surpreender a todos.

A mensagem final da coordenação e equipe deste trabalho, junto ao Consórcio, é de agradecimento e gratidão pela confiança e parceria. Acreditamos que essa parceria já esta vitoriosa e bem-sucedida, que vai avançar e romperá barreiras. Vamos juntos realizar a melhor homenagem a Iemanjá, em uma área organizada, segura e inclusiva para todos. Para mais informações, acesse nosso site, siga-nos nas redes sociais e entre em contato com nossa central de atendimento para esclarecimento de dúvidas.


www.festadeiemanja.com.br MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO DO CONSÓRCIO NA PRIMEIRA SEMANA


870 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page