top of page

FESTA DE IEMANJÁ 2024

Solidariedade e Comprometimento do Ilê Asé Xapanã e Pai José Luís, caridade e ajuda ao proxímo.

Em uma humilde casa de taipa, nasceu o Ilê Asé Xapanã, sob a liderança do dedicado Pai José Luís. Os desafios eram muitos, os recursos escassos, e as necessidades eram inúmeras, desde o vestuário até o alimento básico. Contudo, mesmo diante das adversidades, a comunidade encontrou força na solidariedade e na generosidade que sempre permearam sua trajetória.

Pai José Luís, desde tenra idade, aprendeu a importância do trabalho e da responsabilidade, enfrentando as dificuldades ao lado de um tio candomblecista, muitas vezes marginalizado pela própria família. Foi ali que ele se tornou homem, compreendendo que estar no santo vai além de vestimentas coloridas e rituais; é preciso o compromisso de doar, de se dedicar ao próximo.

"

O Candomblé e a Umbanda não faz caridade?", questiona Pai José Luís, relembrando o início de sua jornada, há cerca de 36 anos. O barracão pode não realizar caridade, mas a comunidade, como um todo, abraçou essa nobre causa. Cresceram, receberam reconhecimentos, placas e moções de aplausos, mas o ego não se inflou. Pelo contrário, a comunidade se concentrou ainda mais em dividir e doar.


Hoje, o Ilê Asé Xapanã dedica-se integralmente a servir o próximo. "A fome dói e não se explica", ressalta Pai José Luís. Em sua casa espiritual, eles servem pessoas em situação de rua, em risco e vulnerabilidade social. Disponibilizam camas hospitalares, muletas, andadores e cadeiras de rodas. Toda quinta-feira, independentemente das condições climáticas, distribuem 350 kg de alimentos, pois para eles, o amor transcende qualquer obstáculo.

Pai José Luís faz um apelo para a comunidade religiosa: "Nos atentemos, irmãos na fé, pois a fé sem obras é morta. Muitos de nós estão morrendo espiritualmente pela nossa própria hipocrisia. Doar não dói."

A história de Ilê Asé Xapanã e Pai José Luís é um testemunho de comprometimento, resiliência e amor ao próximo, reforçando que o candomblé não apenas pode, mas deve ser um agente transformador na sociedade, estendendo a mão a quem mais precisa.

Pai José Luís faz parte da Federação ATUCO, como associado e representante em sua cidade e região e vai participar dos Festejos de Iemanjá na Praia Grande-SP. um dos mais de 150 casas participantes, junto ao Consórcio das Federações da Organização. Um bom parceiro, amigo e um religioso atuante nos trabalhos de apoio as familías carentes. Contato Pai José Luís - 19 99981-0748

FESTA DE IEMANJÁ 2023 www.festadeiemanja.com.br FAÇA PARTE DESTA CORRENTE

DE FÉ E SOLIDARIEDADE

SAIBA MAIS CLICANDO NA IMAGEM FOTOS DA CASA DO PAI JOSÉ LUÍS


422 visualizações7 comentários
bottom of page