top of page

FESTA DE IEMANJÁ 2024

SAIBA COMO FAZER O BARQUINHO PARA HOMENAGEAR IEMANJÁ ECOLOGICAMENTE CORRETO.

O presente para Iemanjá e outro à natureza. Com objetivo de realizar a homenagem sem agredir a natureza, vamos abaixo compartilhar um passo a passo para que voce faça seu barquinho de forma ecologicamente correto.

Inês faz a sua oferenda Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

No lugar de madeira e espelhos, que demoram para se decompor, o barco de 30cm de comprimento ganha forma biodegradável, com papel, cola caseira e tinta guache.


Mais do que deixar o barco no mar, a oferenda é o que antecede a partir do momento que você esta construindo o barco para homenagem. Cada barco leva cerca de um dia, nyo maximo dois, para ser finalizado.


É preciso esperar a goma – cola feita à base de farinha – secar para que o papel-jornal possa ser manuseado até ganhar o formato ideal. Pronto, o barquinho custará, em média, R$ 10. A oferenda ecológica pode carregar pedidos escritos em papel crepom , rosas – apenas as pétalas –, perfume – apenas o líquido – e oferendas em cera. lembre-se nada de platico, usipor, espinhos ou vidro.


PASSO A PASSO PARA PRODUÇÃO

Material

Folhas de jornal

Goma: feita com farinha de trigo, água e vinagre

Papel crepom: para decorar o barco

Tinta guache


MODO DE FAZER

Fotos: Mateus Bruxel/Agência RBS

– Com goma, cole três folhas de jornal.

– Dobre o papel para dar forma ao barco: primeiro, ao meio, depois, dobre os lados e, em seguida, duas dobras para fazer a popa da embarcação. Por último, dobre o outro lado, no formato de triângulo, formando a proa.

– Junte as partes com mais tiras de jornal e goma, como se fosse fita adesiva. Coloque a quantidade de jornal necessária para deixar firme a embarcação.

– Coloque para secar ao sol.

– Pinte o barco com tinta guache e decore com papel crepom. O mastro é feito com um rolinho de jornal.

– Leve ao mar.


Aprenda o passo a passo também em vídeo:

FONTE: Diario Gaucho Fotos: Mateus Bruxel/Agência RBS

COMPARTILHE E AJUDE A PROPAGAR UMA CONCIENCIA ECOLOGICAMENTE CORRETA NAS OFERENDAS E HOMENAGENS AOS ORIXÁS, PRINCIPALMENTE NOS FESTEJOS DE IEMANJÁ

CONSORCIO DASE FEDERAÇÕES

PARTICIPANTES DA ORGANIZAÇÃO FESTA IEMANJÁ PRAIA GRANDE-SP www.festadeiemanja.com.br

1.841 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page